quinta-feira, 5 de abril de 2018

A Mãe tem um Cancro... e agora?


O diagnóstico para além de ter sido um choque para mim, teve também consequências para toda a minha família. Os meses que se seguiram foram meses de descobertas, de angústias e de dúvidas, principalmente o “como vou contar aos meus filhos que a mãe tem um cancro?”.
Será que é absolutamente necessário comunicar aos meus filhos que tenho um cancro? É preciso utilizar a palavra cancro? Uma palavra com um grau de violência tão grande?
A meu ver, sim, sem dúvida.
E porquê? Porque é praticamente impossível guardar segredo sobre uma doença desta natureza. Os meus filhos aperceberam-se de que qualquer coisa se passava, embora não falassem no assunto. Eu estava muito ausente, preocupada, triste, sempre com os olhos vermelhos de choro e todos estes sintomas quer queiramos quer não, chamam a atenção até dos mais pequenos. Foram angustiantes os minutos antes em que decidi que lhes ia contar.Era inevitável!
E, chegou a hora de lhes dizer. “A mãe tem um cancro.
“Vais morrer?” Foi a primeira pergunta que me fizeram. Não meus amores, não vou morrer. A mãe apenas está doente e vai ter que fazer muitos tratamentos para ficar boa, morrer não. É normal associarmos o cancro à morte e foi o que aconteceu cá em casa com esta primeira pergunta por parte do João e do Guilherme. Muitas outras vieram, mas a da morte foi a primeira.
Hoje, passados alguns meses, depois de já ter feito 5 tratamentos de quimioterapia, já sem cabelo e com um aspecto mais debilitado a questão do “Vais morrer?” ainda paira sobre as suas cabecinhas, não falam muito no tema mas inconscientemente a pergunta está lá.
Se é fácil? Não, não é. Foi a pior conversa que tive com os meus filhos, a mais dolorosa e angustiante de todas. O chão deles, tal como o meu no dia em que soube o diagnóstico, fugiu, desapareceu. Ficamos zonzos, á toa…
Terei que ser eu a mostrar que tudo vai ficar bem, que não vou morrer, que eles podem contar comigo, que estarei sempre ao lado deles, que sou e vou continuar a ser um dos seus pilares junto com o Pai. E muito importante, nunca esconder o que se está a passar, como é óbvio adaptando a conversa às idades, mas sem segredos. É esta a minha missão como mãe!
 
A mãe tem um cancro sim, mas não vai morrer…
 

1ª foto que o Gui me tirou depois de perder o cabelo
 

10 comentários:

  1. Muita força para ti e para todos. Vais ultrapassar esta fase e ainda te vais rir disto tudo. Tem fé! Beijinhos de todos cá de casa.

    ResponderEliminar
  2. Carlinha tens muita coragem! A vida trás muitas surpresas e algumas menos boas. Do fundo do meu coração desejo ver-te com isto como um passado longinquo e com a alegria e sentido de humor que tens sempre. Um abraço muito apertado.E anda ao Magoito para eu te pagar o almoço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, obrigada e espera-me no Magoito para um almoço cheio de risada. Beijinho

      Eliminar
  3. Carlinha, a isto se chama lidar com a situacao de frente! É falar nas coisas como elas são e trata-las pelo primeiro nome. Nunca te escondas e orgulha-te de seres quem és. Porque vales isso e muito mais. Muita força, sempre!

    ResponderEliminar
  4. És um orgulho de Mulher,Mãe...és forte, és uma lutadora e tens um coração enorme. Estamos aqui para te acarinhar, para te amar, para te ajudar nesta travessia a superares todos os obstáculos, pois tenho a certeza que vais Vencer!��❤ Love you!

    ResponderEliminar
  5. Não vai morrer, vai ficar boa e superar tudo isto. A vida não é linear e acontecem coisas destas. Perguntamos “porquê eu?, porquê a mim? Os miúdos não mereciam isto...!” São perguntas sem resposta, são coisas que nos deixam “à toa”. Mas, algures no caminho, vai aparecer uma luz que vai começar a brilhar cada vez mais forte. É seguir a luz Carla. Seguir sempre nessa direcção. Estamos aqui para TUDO. Mariana Canto e Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras Mariana, são estas mensagens de carinho e força que nos ajudam e muito a superar, e ver o sol nos dias cinzentos. Um beijinho muito grande

      Eliminar